2010-12-07 (IM)

   Tornado em Tomar

Ao início da tarde de hoje, dia 7 de Dezembro de 2010, o Instituto de Meteorologia recebeu vários relatos de um fenómeno severo na região de Tomar, que configuram a ocorrência de um tornado.

Este fenómeno consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo (também é designado por tromba terrestre).

É ainda possível identificar situações sinópticas compatíveis com a sua formação, em particular, em combinação com dados de modelos numéricos de previsão do tempo. As ocorrências de vento forte à escala local resultam, em geral, de interacções entre a escala sinóptica e sub-sinópticas, constituindo no presente objecto de investigação por parte da comunidade científica.

As condições meteorológicas que estão a afectar o continente são influenciadas por uma massa de ar quente, húmido e instável, embebida num fluxo de sudoeste, propícia à ocorrência de fenómenos adversos, como precipitação e vento fortes, facto que levou o IM a emitir avisos meteorológicos para os parâmetros de precipitação, vento e agitação marítima.

Até ao final do dia de hoje prevê-se a continuação de instabilidade atmosférica. Para amanhã, prevê-se a continuação desta situação de instabilidade, em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, embora com menor grau de severidade.

Fonte IM